26.3.11

Dia mundial do Chocolate

Hoje é o dia mundial do chocolate.
E quem não gosta dessa belezura? Eu amoooooooo!

O delicoso, idolatrado, salve, salve chocolate traz muitos benefícios para a saúde, por isso, segue abaixo algumas vantagens de se deliciar com essa gostosura!



 
O chocolate é um alimento de grande valor nutritivo e energético.
Seus três ingredientes: cacau, leite e açúcar levam-no a ser considerado como um alimento balanceado, devido ao teor de proteínas, carboidratos, lipídios, sais minerais e vitaminas.

Foi reconhecido não só pelo seu delicioso sabor, mas também pela presença de substâncias chamadas de fitoquímicos, as quais demonstraram em pesquisas científicas benefícios potenciais à saúde do ser humano. Um exemplo de um grupo de fitoquímicos presente no cacau e de importante destaque é o grupo dos flavonóides.

As sementes de cacau e seus derivados (como o chocolate amargo, o cacau em pó e a massa de cacau) são fontes alimentares ricas em flavonóides, devido ao alto teor destes compostos nas sementes (em torno de 12 a 18%),  sendo que cerca de 60% do total deste grupo de fitoquímicos é formado essencialmente pelas catequinas, epicatequinas e procianidinas. Estes componentes podem agir como potentes antioxidantes no organismo, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Também podem melhorar a saúde do coração promovendo um fluxo adequado de sangue (reduzindo a pressão sanguínea), diminuição da tendência à agregação plaquetária (evitando infarto e acidente vascular cerebral) e a diminuição da oxidação do LDL colesterol.

Em um estudo realizado em 2004, o consumo de cacau e de chocolate
aumentou a concentração de colesterol HDL (colesterol “bom”), o que está
relacionado com a diminuição do risco de doenças cardiovasculares13. Em um
diferente estudo, foi demonstrado que o LDL (colesterol “ruim”) não sofre oxidação dentro do organismo por causa do efeito antioxidante de compostos presentes nos alimentos, como os flavonóis do chocolate, a vitamina E e C14.

A teobromina é outro fitoquímico (do grupo dos alcalóides) também presente em grande quantidade nos produtos de cacau. Em cada 100 gramas de chocolate é possível encontrar 160 miligramas de teobromina. Essa substância tem ação diurética, como também tem ação semelhante à cafeína, como estimulante do sistema nervoso central, do sistema respiratório e dos músculos cardíacos.
Além disso, o chocolate é rico em alguns minerais (tais como manganês, potássio e magnésio) e algumas vitaminas (como as vitaminas do complexo B por exemplo). Também apresenta em sua composição um tipo de gordura insaturada chamada de ácido oléico, sendo este conhecido por auxiliar na redução de colesterol.
Alguns tipos de chocolate, principalmente aqueles mais escuros e com menor teor de açúcar, têm maior potencial de contribuir para a saúde em relação aos chocolates branco e ao leite, devido a maior quantidade de cacau presente em sua composição. Mesmo sabendo de todos os benefícios deste alimento, é importante salientar que todo o tipo de chocolate deve ser consumido com moderação. Portanto, procure a orientação de um profissional Nutricionista.

E para quem quer preparar uma delicosa receita com chocolate, deixo algumas dicas:

Bolo Incrível de Chocolate
Petit gateau
Danete
Strogonoff de Chocolate


Ah, antes que eu me esqueça, pegue seu docinho, que te ofereço com muito carinho!



Feliz Sábado!
Bjão
Dani

10 comentários:

Andreia Braga disse...

Oie Dani! Eu amooooo chocolates, acho que nao tem como não gostar né? Qualquer coisa com chocolate é maravilhoso. Que post mais delicioso!

Bjs

Andreia Braga

Ellen - Cupcakes Fun disse...

Ai ai, chocolate me faz suspirar! haha
Muito bom meesmo!!

Beijinhos

Fabiana disse...

Dani,
Eu sou chocólatra, e esse dia vai ser só mais uma desculpa para eu fazer a festa..kkkkk, com moderação, é claro.
Já peguei meus docinhos.
beijos

Josy disse...

Oi Dani

Lindos docinhos, bela apresentação e o chocolate sem comentarios né?? Chocolate é tudo de bom....bjos bom final de semana

São Ribeiro disse...

ADORO CHOCOLATE,NÃO SABIA QUE HOJE ERA DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE,MAS VOU JÁ PROCURAR UM PEDAÇO PARA COMEMORAR.
BJS

Altimery disse...

Oie! chocolate é muuuiito bom Mesmo!
sou Chocolatra kkkk e amei em saber q tem o dia mundial do chocolate. bjss!

Daniana Bittencourt disse...

Aiii... Essas fotos estão de dar água na boca.
Lindos os docinhos.
Ah! Amoooo chocolate também! rsrs
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Deborah Martin Salaroli disse...

Dani
Isso não se faz.
Que imagens, hein?
Salivei só de sentir o saborzinho na minha boca!
Parabéns pela postagem!
Bj
Deborah

Andreza disse...

Amei...Aceito sim im docinho,rsrs
Bjos e bom inicio de semana!!!
Drê

Sandra Reis disse...

Dani

Acabei de descobrir seu blog e fiquei encantada. Já estou te seguindo.
Quando puder, passa lá no meu

http://massalanovamente.blogspot.com/

abraço
Sandra

Related Posts with Thumbnails