2.3.11

Bolo Incrível de Chocolate e desastres na cozinha!

Gente, esses dias eu estava louca pra comer um bolo de maracujá... e tinha certeza que encontraria a receita no blog do Richie, entrei lá mas na verdade eu confundi, o bolo era de laranja com recheio de maracujá.
Tá, mas e daí?
E daí que eu encontrei uma receita de bolo de chocolate que pela foto estava maravilhoso, não dei muita confiança não, mas nem sei por que resolvi ler o modo de preparo e para minha surpresa o bolo já era assado com a calda.
Fala sério, fiquei doida pra fazer.
O bolo é delicioso, bom mesmo, vale a pena fazer. Ele fica fofinho e ainda molhadinho, doce no ponto certo.



Segue a receita, como o Richie fez: (e eu copiei)

Bolo de Chocolate e Café da dona Lena Labaki

Primeiro faça a calda:
Misture em uma panela:
2 xícaras de água;
1 xícara de açúcar;
6 colheres de sopa de chocolate em pó;
1 colher de sopa baunilha.
Leve ao fogo até que ferva. Fervendo, retire do fogo e deixe esfriar.
Bolo:
2 ovos inteiros;
4 colheres de sopa de manteiga;
4 colheres de sopa de chocolate pó;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 xícara de leite;
2 xícaras de farinha trigo;
1 e 1/2 xícaras de açúcar;
1 colher de chá de café em pó instantâneo.


Bater a manteiga com o açúcar, até ficar cremoso.
Ainda batendo, adicione os ovos inteiros. Em seguida o leite e por último a mistura dos secos [farinha, chocolate, café e fermento]. Bata bem.
Unte uma fôrma de buraco no meio grande com óleo, despeje a massa na fôrma e por cima da massa crua despeje a calda. Leve ao forno por 45 minutos. O meu ficou 55 minutos.
Desenforme ainda quente.

Aparentemente ela fica sequinho assim:



Mas quando desenforma olha a surpresa:
Comi como minha fazia, e ainda faz: bolo de chocolate + calda + creme de leite geladinho!



Fiz tudo como mandou o figurino, porém me aconteceu um desastre:
Eu imaginei que a calda seria bem poquinha, tipo na foto, e na minha inocência desenformei o bolo num prato raso. Resultado:
A minha cozinha ficou toda melecada de calda. Deu muita calda.
(repare a primeira foto, como o prato está todo sujo)

Olha a foto do meu armário:


Saí correndo igual uma doida pela cozinha, com o bolo na mão, até chegar na pia... mas a sujeira foi  "braba".
Então dou 2 sugestões:
Desenforme num prato bem fundo (prefiro) ou
Reduza a receita da calda pela metade.

Façam esse bolo, é maravilhoso mesmo!

Bjos e até sexta

Dani

20 comentários:

Andreia Braga disse...

Nossa Dani, que maravilha de receita!!! Nunca vi um bolo ja assado com a calda, ja esta na minha lista pra fazer num fds aqui em casa. Assim q fizer, te falo!!

Bjs

Andreia Braga

http://geadocesegostosuras.blogspot.com

welze disse...

olá Dani. esse bolo é meu xodó. adoro demais da conta. a primeira vez que fiz, achei a calda meio sem muito gosto e na próxima fiz com leite, mas não ficou legal. voltei a fazer, e faço sempre, com água mesmo. adoro. boa noite.

Aninha **Fairy** disse...

#euri do seu desastre culinário....rs...
Aqui em casa eu faço desastre com receitas...
Estou para contar lá na minha cozinha o dia que tentei fazer um frango teryaki e saiu um frango terinháca!
Ahahaha....

Beijos!!!

Andreza disse...

Ficou maravilhoso seu bolo...O resto,esquece...
Drê

Fernanda Giuliani disse...

Dani, que bolo delícia esse!! O richie tem mesmo umas receitas ótimas! Quando esses desastres na cozinha acontecem, na hora é a morte né...mas depois vira piada!!kkkk
Um dos meus (eu tenho vários...rs) foi quando a panela de pressão estourou a válvula e o teto da cozinha ficou toooodo sujo - detalhe: era feijão preto. Ficou tudo roxinho...kkkkk
Bjs querida
Fe.

Dani Hoffmam disse...

Andreia, também não conhecia a receita, faça mesmo que vale a pena, o bolo é delicioso!

Welze, esse bolo tem de ser xodó mesmo! Eu usei o chocolate 50% cacau sem açúcar e a calda ficou ótima!

Aninha, pode rir amiga! Desastres acontecem nas melhores cozinhas!

Andreza, já esqueci, só mostrei pra vcs virem que isso é normal e que todos estão sujeitos à isso.

Fe, já virou piada, e eu ainda tinha visita em casa, imagina!?
Nossa, o seu desastre foi pior, limpar um teto roxo... ninguém merece, rs!

Bjãoooo

Catarina Collins disse...

Dani,
Que bolo mais guloso... Deve ser uma delicia, gosto muito de bolos bem molhadinhos. Mas vou seguir as suas dicas quando fizer : )

Beijinhos

Valéria disse...

Dani do céu, que coisa!
Mas fala sério, depois do trabalhinho básico pra limpar a cozinha, sentar-se e degustar esse bolo: valeu muuuuito à pena!!!
Obrigada pela receita, vou fazer hoje!! (senão vou morrer de vontade, rsrsrs)
Beijos
Valéria

Deborah Martin Salaroli disse...

Dani
Cozinha melecada, mas bolo espetacular. É isso que vale.
Depois 'é só limpar'... Que pregui!
Parabéns pela sugestão!

Ah, tá rolando uma blogagem coletiva lá no meu blog e eu ficaria super feliz se vc participasse... Entra lá e vê se publica alguma coisa junto com a gente. Pode ser até mesmo essa aqui. É só acrescentar a menção da blogagem...
Me visita sempre, adoro!
Bjs
Deborah

www.delicias1001.com.br

Blogagem:
http://www.delicias1001.com.br/2011/02/blogagem-coletiva-carnaval.html

Anônimo disse...

Nossa, Dani, seu bolo ficou lindão, hein? Parabéns!!! Deu água na boca!!!!
Beijos,
Ana Carol Crocks

Daniana Bittencourt disse...

Rsrsrs... acidentes acontecem.
Hoje meu bolo de cenoura murchou! kkkk
Amei esse bolo de chocolate. Deve ser mesmo muito bom com a caldinha...
Bom fim de semana!
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Fabiana disse...

Dani,
Essa receita é mesmo tentadora....
As fotos do bolo e a maneira como ela é feita, me deixaram super curiosa.
Ah, mais vou anotar a sua dica sobre a travessa......kkkkkk
beijos

Richie disse...

Oi Dani! Que legal que você fez a receita! A Paula Labaki, filha da Lena, dona da receita, que me mandou... eu tb assustei com o bolo já vir com calda, mas é delicisoso, né?

bjo e obrigado por ter testado! :D

Josy disse...

Olá Dani

Vim conhecer sua cozinha, e logo de cara já amei. Sou chocólatra assumida, e me deparo com um bolo maravilhoso desse. Desastres culinários acontecem. Já aconteceu vários comigo, mas´as vezes é bom, pq assim aprendemos né? Vou fazer esse bolo qualquer hora. Adorei.
Agora vou acompanhar suas receitas, para ficar sempre por dentro. Quando quiser dê uma passada no meu blog, será muito bem vinda... Parabéns pelo blog... Bom domingo...bjos

Francine Stein disse...

Essa receita parece ótima mesmo, já imprimi para testar!!!!
BJS

Valéria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valéria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valéria disse...

ESTA RECEITA JA FIZ 2X SIMPLESMENTE MARAVILHOSA VC SERVE COM UMA BOLINHA DE SORVETE DE VANILIA E UMA FOLHINHA DE HORTELAN FICOU LINDO,TODOS OS CONVIDADOS PEDIRAM A RECEITA,SO QUE DOU UMA DICA NA CALDA NAO FAZER 2 XICARAS D AGUA COLOCAR SO UMA CHICARA E UM POUCO,O AçUCAR TAMBEM COLOQUEI SO UM XICARA PQ DA PRIMEIRA X FICOU MUITO DOCE!MAIS É UM BOLO FOFINHO E DELICIOSO E CLARO SUPER SIMPLES DE FAZER!AMEI

Miri disse...

Dani, ja fiz a receita 2 vezes, mas o meu nao fica tão escuro e nem tão alto como o seu, o q esta dando errado???? O seu ficou maravilhoso!

Dani Hoffmam disse...

Miri, eu uso o chocolate em pó 50% de cacau, o achocolatado vai ficar claro e doce e o chocolate 32% cacau vai ficar claro, talvez seja isso.
Quanto ao tamanho do bolo, pode ser a forma. A que eu usei tem 22cm de diâmetro e 8cm de altura. A foto engana, parece grandão mas a forma é pequena.
Espero ter ajudado, e não desista da receita, pois é muito boa!

Bjosssssss

Related Posts with Thumbnails