21.8.10

Cookies de Limão Siciliano e Artesanato

Agora, enfim, a minha alergia passou... Essa semana foi bem complicada para mim, mas já estou melhor!
Por isso o post de hoje é duplo, para compensar a minha ausência.



Eu não gosto de coisas azedas, mas confesso que o limão tem seu lugar especial, por este motivo, vira e mexe eu fico procurando receitas novas com limão e nessas minhas fuçadas achei no blog Technicolor Kitchen essa receita de cookie de limão e foi amor a primeira vista, e aproveitando que melhorei tratei logo de separar os ingredientes com a certeza que eu amaria o resultado!

Cookies de limão siciliano
Me renderam 60 biscoitinhos deliciosos

2 xícaras (400g) de açúcar
raspas da casca de dois limões grandes
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa) de sumo de limão (eu coloquei 2 colheres)
2 ¾ xícaras (385g) de farinha
¼ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de cremor tártaro
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Essa receita tem 2 etapas:

Açúcar aromatizado com limão:
Em um processador, ou até mesmo no liquidificador, coloque ½ xícara (100g) de açúcar com 1 colher (chá) de raspas de limão.
Pulse várias vezes até que as raspas se misturem bem ao açúcar. Reserve.

Para a massa: em uma tigela média, peneire a farinha, o sal, o cremor tártaro e o bicarbonato. Reserve.

Na batedeira: bata a manteiga e o açúcar restante (1 ½ xícaras/300g). Adicione os ovos, um a um, batendo bem. Em seguida junte a baunilha, o sumo de limão e as raspinhas de casca restantes. Acrescente os ingredientes secos, 1 xícara por vez, batendo bem a cada adição. Se sua batedeira não aguentar pode misturar com as mãos.

Leve a massa à geladeira por 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre assadeiras grandes com papel manteiga.

Usando 1 colher (sopa) de massa por vez, faça bolinhas e passe-as pelo açúcar aromatizado, coloque-as na assadeira e pressione-as com o fundo de um copo de vidro até que fiquem com 1,25cm de altura (os meus fiz mais fininhos na primeira fornada e ficaram horríveis, gigantes e finos que nem um papel, nas outras eu peguei um pouco menos que uma colher de sopa e não achatei tanto, e o resultado foi melhor!
Ah, passe o fundo do copo no açúcar para não grudar na massa.

Asse os cookies por 10-12 minutos a 180ºC. Os meus necessitaram de 24 minutos!!!

Agora a dica de artesanato:
Sabe aquelas latas fofas de nescau que vc fica com pena de jogar fora? Pois é, de maneira fácil vc as customiza e dá um charme na sua cozinha, escritório, seja qual for o fim que vc quer dar!



Primeiro:
Limpe as latas com um pano seco e álcool.
Depois com um pincel macio passe o primer para metais, pet e vidro a base de água (sem querer fazer propaganda, eu uso o da Acrilex)
Espere secar por 6 horas.

Segunda Etapa: a escolha da tinta
Utilize tinta acrilica decorativa ou PVA
Eu usei a primeira na cor champagne da Mural color
Passe quantas demãos for necessário aguardando pelo menos 3 horas de secagem entre uma e outra.

Para proteger a pintura eu usei verniz incolor a base de água. É necessário 24 horas de espera, para a secagem completa.

Para a tampa:
Cortei um disco de tecido 2 dedos maior que a tampa, passei cola (adesivo de contato universal - Brascoplast Standard) na tampa e em seguida fui aplicando o tecido, virando as beiradas para dentro para dar acabamento.

Achei que estava faltando alguma coisa e cortei uma tira de 3 dedos de altura e que desse a volta na lata sobrando um pouco para dar um nó.
Como o tecido desfiava muito, queimei a volta do tecido na vela, é só passar rápido para não queimar o tecido.

Esse é o resultado:



Espero que tenham gostado das dicas de hoje

Um grande beijo e feliz sábado
Dani

9 comentários:

Unknown disse...

Gostei dos cookies e das dicas, obrigado.
bj

Daniana Bittencourt disse...

Dani, que bom que você está melhor. Amei seus dois posts. Vivo fazendo cookies diets para o meu pai, mais esse aí eu fiquei com vontade por causa do limão. Mas eu não conheço o cremor tártaro. Posso substitui-lo por outra coisa?
Amei as latas... aqui vivo jogando fora, mas vou tentar reciclar... só não garanto que fiquem bonitas como as suas.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Juliana disse...

Esta tua postagem dupla está um charme só Dani! Amo doces com limão e estas latinhas ficaram super charmosas, uma ótima dica de presente personalizado: uma latinha cheia de cookies. Beijos, Ju

Renata disse...

Amei a receita dos cookies e as latinhas.. ficaram lindas!!

Tenho uma aqui em casa, só tenho que procurar esse produto que vc passou, que não conheço... tentarei fazer!! :)

Um lindo fds procê!!

Bjss.

MirianCS disse...

Oi Dani!
Adorei as dicas!!! Pode ter certeza que farei os biscoitos! Fiz o bolo de morango, quer dizer, cupcakes de morango seguindo sua receita. Postei o resultado no meu blog.
Obrigada!
Mirian CS

São Ribeiro disse...

os bolinhos ficaram lindos e com limão devem ter ficado uma maravilha,bjs

Dani Hoffmam disse...

Olá queridas, obrigada pelos comentários!

Daniana, eu pesquisei sobre a substituição do cremor tártaro mas não encontrei :(
Esse ingrediente vc encontra em casas de doces, produtos para boleiras...

Ju, é mesmo fica lindo para presentear, quem sabe não faço um sorteio aqui no blog?

Renata
O primer deve vender na Artimania, eu comprei na central de aviamentos são paulo.

Miriam, estou honrada!

bjos e continuem a comentar! eu adoro!
Dani

Flor de Retalho by Claudia disse...

Hummm... adorei seu blog e essa dica de artesanato é perfeita! Parabéns!
Um abraço, Clau

Aninha **Fairy** disse...

Dani!
O que é cremor tártaro?????

Related Posts with Thumbnails