6.6.11

Gnocchi

Bom dia!
Começando a semana bem, graças a Deus!
Assim que acordei, dei bom dia para mim mesma, estava com um bom humor, cheia de alegria.
Abri a porta da minha cozinha e me deparei com um céu "azulzinho", lindo!
E fiquei ali, sonhando acordada diante de uma belezura que a natureza nos proporcionou.

E me lembrei de um livro que ganhei há um tempo: Nunca desista de seus sonhos, de Augusto Cury.
Logo na primeira página do livro, na dedicatória tem um texto que agora transcrevo pra vcs:

"Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis,
as pedras do caminho se tornam montanhas,
os fracassos se transformam em golpes fatais,
Mas, se você tiver grandes sonhos...
seus erros produzirão crescimento,
seus desafios produzirão oportunidades,
seus medos produzirão coragem.
Por isso, meu ardente desejo é que você
NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS."
Augusto Cury

Esse é o meu desejo para vcs nessa semana!

E falando em semana... semana passada quando fiz o Molho Bolonhesa, já tinha duas receitas separadas, e hoje é dia de Gnocchi!



Essa massa é bem simples, e a vontade de comer gnocchi começou numa visita ao blog Com uma pitada de açúcar.
Fiquei com água na boca, mas quando fui separar os ingredientes e tinha ovo na massa, acabei mudando para a minha receita antiga mesmo, pois com a reeducação alimentar ou eu como um ovo, ou eu como carne, e o molho bolonhesa já estava pronto.

A massa é bem simples, o único trabalho é enrolar e cortar a massa.

Gnocchi
750g de batatas com casca
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto

Pode usar qualquer batata, mas o ideal é que ela esteja mais sequinha depois de cozida, pois assim a quantidade de farinha reduz.
Depois que li esse post AQUI, sobre como cozinhar batatas no microondas, me dei conta que o meu aparelho tem a função cooksensor e é só colocar as batatas descascadas e picadas de tamanho mediano dentro de um saquinho plástico, fechado e com furinhos. Apertar o botão referente a batatas e deixar lá que desliga sozinho no ponto. Mas se o seu aparelho não tem essa função, relaxe, leia o post da Deborah que ela ensina como fazer!
Então, depois das batatas cozidas, passe pelo espremedor ainda quente ou amasse com um garfo.
Tempere com o sal e a pimenta.



Aos poucos coloque a farinha até desgrudar das mãos, mas com cuidado para não deixar a massa pesada.
Eu usei na massa 1 xícara + 1/4. e usei mais um pouco na bancada para enrolar. A quantidade de farinha vai depender de quão úmida que vai estar a sua batata.

Depois da massa pronta, polvilhe a farinha na bancada e faça rolinhos da espessura de um dedo e corte os cubinhos, aproximadamente 2cm.
Polvilhe a farinha sobre um prato e acomode os cubinhos para não grudar.



Se quiser adiantar, coloque a água para ferver (com 1 colher de chá de sal) antes de fazer os cubinhos.

Assim que a água ferver, coloque delicadamente os cubinhos na água e fique de olho:
o ponto certo de vc retirar é quando o gnocchi estiver "boiando" na água.




Não precisa se apavorar, a massa subiu, com calma, retire da água e coloque num refratário.
Eu não sei se é correto, mas eu gosto de "lavar" na água fria, assim que eu tiro da água quente, pois assim interrompe o cozimento e o gnocchi não fica grudento.
Se quiser congelar pode e fica ótimo. É só colocar os cubinhos numa assadeira e arrumar direitinho, sem deixar um grudado no outro. Leve para o freezer e depois de congelado coloque em um saquinho plástico ou vasilha. Eu gosto de congelar assim, pois não fica tudo grudado.
Na hora de descongelar é simples. Repita o passo da água fervente. Retire do freezer e coloque direto na água. Quando subir está pronto!
Depois sirva com o molho de sua preferência.
Eu usei molho bolonhesa e aproveitei um pedaço de Edam, ralando na hora sobre o prato.



Ficou muito bom, maridão aprovou!



Detalhe:
Acho que o bom humor de hoje é porque estou em semana de festa, quarta-feira é aniversário do blog e vai ter surpresa... estou ansiosa!

Tenham uma bela semana,
Dani

7 comentários:

Brunella Rios Fotografias disse...

Que chique! Blog aniversariando ! Parabéns antecipado..hehe
bjux

Sheila Mendes disse...

Oi Dani, td bem?
Sabe que nunca tive curiosidade pra aprender essa receita. Mas agora que vc ensinou assim tão descomplicadinho, acho que vou tentar.
Bjos.

Gabriela Goular Moura disse...

Ótima a sua idéia de congelar, viu? Minha família está vindo visitar esse fim de semana e acho que eu vou fazer a sua receita!
Ah, e gostei muito do seu blog, viu?
To fuçando nele há mais de 1 hora, e minha boca já enchei de água várias vezes! Parabéns!!!

Andreia Braga disse...

Dani, eu amo gnocchi sabe, é um dos meus pratos preferidos, e esse seu deu agua na boca.

Eu tenho esse livro do Augusto Cury, gosto muito desse autor.

Bjs e boa semana

Andreia Braga

Marly disse...

Oi, Dani,

O seu gnocchi ficou lindo e as fotos excelentes(como sempre, aliás, rsrs). Eu tinha feito um gnocchi um dia desses (diferente deste) e queria postá-lo como sugestão para o dia dos namorados mas fiquei em dúvida, rsrs. Adorei a frase do Augusto Cury, ele tem toda razão!

Um beijo!

Dani Hoffmam disse...

Bru, obrigada!

Sheila, faz sim, que tal um jantar pra amor no dia dos namorados?

Gabriela, obrigada querida, e pode congelar sem medo de ser feliz isso ajuda a deixar a cozinha mais arrumadinha pras visitas, rs!

Andreia, que bom que gostou!

Ah Marly, por que ficou com dúvida? É uma ótima sugestão e ainda dá tempo!

Bjos amores!

Papinha Doce disse...

Ficou muito bem apresentado este seu passo a passo de como fazer.

Beijo
Maria José

Related Posts with Thumbnails