25.1.13

Crumble de Banana com Sorvete de Creme e Calda de Caramelo

Há dias vi essa receita que a Laély postou em seu blog e foi paixão a primeira vista!
Depois dessa receita virei fã da Rita Lobo e já preparei algumas receitas do programa. A próxima que vou testar é a panqueca de ricota com espinafre que ela fez semana passada!

Essa é uma ótima sobremesa para você preparar.
Fácil, gostosa, prática e de quebra vai ganhar muitos elogios!!!!
Para quem quiser conhecer o blog da Laély que é incrível, diga-se de passagem, é só clicar aqui.

O video da Rita Lobo está ótimo também, vale a pena ver.



Crumble de banana
Rendeu 6 panelinhas da linha petite casserole Caras!

6 bananas-prata
100g de chocolate branco
½  xícara (chá) de suco de laranja
Manteiga para untar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma forma refratária com manteiga. Descasque e fatie as bananas em rodelas grossas. Numa tábua, pique grosso o chocolate branco. No refratário, espalhe as rodelas de banana, o chocolate branco e regue com o suco de laranja. Misture bem e reserve.

Para massa

1 xícara (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de aveia em flocos
100g de manteiga gelada
¼ de colher (chá) de fermento em pó
1 pitada generosa de sal

Modo de preparo:
Numa tigela, junte a farinha de trigo, a aveia em flocos, o fermento em pó e o sal. Misture bem. Corte a manteiga em cubos de cerca de 1cm e junte 100g com a farinha. Com as pontas dos dedos, misture apenas até formar uma farofa grossa. Quanto mais inteira ficar a manteiga, mais crocante ficará a massa. Transfira a farofa grossa para o refratário com a banana reservada, formando uma camada uniforme, e salpique os 10g de cubos de manteiga reservados. Pressione ligeiramente e leve ao forno para assar por 50 minutos, até dourar.

Enquanto isso prepare a calda de caramelo.
Eu gosto muito de caramelo, aqui em casa ninguém gosta, mas nessa sobremesa todo mundo amou!

Calda de caramelo:

1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
200 g de creme de leite de caixinha

Modo de preparo:
Numa panela, junte o açúcar com a água e misture com o dedo indicador, até dissolver. Cuide para o açúcar não grudar nas laterais da panela.  Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até que fique com uma coloração âmbar. Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar, junte o creme de leite. Mexa vigorosamente com um batedor de arame.
Sirva à parte, com o crocante de banana ainda quente e sorvete de creme.
O sorvete eu comprei, mas se você estiver com disposição prepare o seu com essa receita.

Que o seu fim de semana seja bem açucarado!
Dani

7 comentários:

São Ribeiro disse...

Com banana nunca fiz mas achei o aspecto uma delicia.
E com esse gelado para acompanhar acho que ficou uma tentação.
bjs

Simplesmente Martha disse...

Que delicia de receita babei de vontade aqui rsrs bejinhos tenha uma ótima tarde!

Marly disse...

Oi, Dani,

Crumble é o tipo da receitinha prática e boa, né? vendo o seu me deu até vontade de ir fazer um também, rsrs.

Beijo e bom fim de semana!

Tertúlia da Susy disse...

Olá,
Gostei imenso do que vi e aqui fiquei.
Kiss, Susy

http://tertuliadasusy.blogspot.pt
http://www.facebook.com/tertuliadasusy

Anônimo disse...

Oi, Dani. Vim retribuir o comentário carinhoso que você fez sobre mim lá no blog da Bonfa. E que delícia de blog o seu, menina? Eu, que já adoro uma cozinha, fiquei navegando pra lá e pra cá. Parabéns!
Beijocas
Ronize Aline

Anônimo disse...

Oi, Dani. Vim retribuir o comentário carinhoso que você fez sobre mim lá no blog da Bonfa. E que delícia de blog o seu, menina! Eu, que já adoro uma cozinha, fiquei navegando pra lá e pra cá.
Beijocas
Ronize Aline

Márcia MSA disse...

Olá Dany, voltei só para dizer-lhe: Meu nome é Márcia, e meu nick name é Ramana, a seu dispor, kkk . bj

Related Posts with Thumbnails